Um projeto de ventilação, climatização e exaustão é um conjunto de documentos que permite o fornecimento, instalação, testes e operação de equipamentos, tubulações, dutos e demais elementos necessários para a perfeita operação do sistema mais adequado, do ponto de vista técnico-financeiro para cada situação e cada cliente.
A adoção de uma alternativa técnica, dentre as possíveis que o mercado dispõe, deve ser em função de um estudo de viabilidade a ser elaborado na fase inicial do projeto.
Como mencionado anteriormente, um projeto de ventilação, climatização e exaustão (VCE) é um conjunto de documentos que permite o fornecimento, instalação, testes e operação de equipamentos, tubulações, dutos e demais elementos necessários para a perfeita operação do sistema mais adequado, do ponto de vista técnico-financeiro para cada situação e cada cliente.
O projeto de ventilação, climatização e exaustão deve ser desenvolvido preferencialmente nas seguintes etapas:
Estudo Preliminar: Estudo de Viabilidade técnico-financeira/escolha de solução mais vantajosa;
Anteprojeto: Desenho sucinto da solução escolhida para avaliação técnico-dimensional;
Projeto Básico: Desenhos e memoriais técnicos com cálculos de desenhos em escala de todos os elementos principais do projeto;
Projeto Executivo: Detalhamento final do projeto, com elaboração/conclusão de especificações técnicas, memoriais descritivos, orçamento estimativo e cronograma físico-financeiro.
O projeto é a única forma de avaliar/definir qual a melhor alternativa técnica disponível para atender ao cliente, considerando o desempenho, o custo e o prazo que o cliente dispõe.
O projeto de VCE deve ser contratado a partir das premissas estabelecidas pelo cliente e das condicionantes estabelecidas nas normas técnicas e legislação vigente; o cliente, deve solicitar apoio de uma consultoria técnica na definição dos ambientes a serem tratados e os requisitos de cada um conforme as normas.
São vários os parâmetros necessários a quantificação do valor de um projeto, a saber: